Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fragmento de 'O mundo de Sofia.'

"(...) Sofia resolveu andar um pouco pelo jardim. Ela tentava esquecer tudo o que tinha aprendido na escola, principalmente tudo o que tinha lido nos livros de ciência.
Se ela tivesse crescido naquele jardim, sem saber qualquer coisa a respeito da natureza, o que seria a primavera para ela?
Será que ela inventaria uma explicação para o fato de um belo dia de repente começar a chover? Será que ela daria asas à imaginação para explicar por que a neve derrete e o sol se levanta no céu?
Sim, ela estava certa de que o faria. e imediatamente começou a inventar uma história:

O inverno agarrou a terra com suas mãos geladas, porque o malvado Muriat mantinha a bela princesa Sikita presa num frio calabouço. Certa manha, porém, o valente príncipe Bravato veio e conseguiu liberta-la. Sikita ficou tão feliz que começou a dançar sobre os campos e prados, cantando uma canção que ela tinha composto durante seu cativeiro no frio calabouço. E a terra e as árvores ficaram tão enternecidas que toda a neve se desfez em lágrimas. Os passarinhos passaram a imitar a canção de Sikita, e, quando a bela soltou seus cabelos loiros, algumas mechas douradas caíram no chão e se transformaram em lírios..

Sofia achou que tinha inventado uma bela história. Se ela não conhecesse nenhuma outra explicação para a alternância das estações do ano, certamente teria acreditado na sua história.
Ela entendeu, então, que as pessoas sempre tiveram a necessidade de explicar os processos da natureza. Que elas talvez nem pudessem viver sem tais explicações. E por causa disso inventaram os mitos, pois naquela época ainda não existia a ciência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário