Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Freedom


Bom, teoricamente liberdade seria aquela vontade de fazer tudo o que você quer na hora que você bem entender, certo? ERRADO. Bom para algumas pessoas pode ate ser, mas para mim não. A definição de liberdade vai muito além de tudo o que se possa explicar e imaginar. Acho que a maioria das pessoas não conseguem imaginar nem um terço do que é sentir livre de verdade! Em 13 de maio de 1888, acontecia um fato histórico.Princesa Isabel assinaria a chamada Lei Áurea. Lei que abolia o trabalho escravo no Brasil , e dizia mais ou menos assim:

Declara extinta a escravidão no Brasil:A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte: Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil. Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário. Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém. O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel, Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império. Princesa Imperial Regente. Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembleia Geral, que houve por bem sancionar, declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.’’

Acredito que as pessoas que mais conhecem essa sensação, são eles, os escravos. Imagine você no lugar deles, sendo libertado. Imagine a alegria, o entusiasmo e a euforia que vêm a tona nesse momento. Indescritível não é mesmo?Acho que seria uma sensação parecida a essa que gostaria de sentir um dia. Mas não precisando passar por tudo o que eles passaram. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário